terça-feira, 8 de dezembro de 2009

SELO IDENTIFICARÁ CARNE BOVINA SUSTENTÁVEL

Segundo informação do Jornal do Comércio, não foi plena a aceitação do selo proposto pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) com o intuito de garantir a origem da carne bovina comercializada no varejo brasileiro. A medida foi criticada pela Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Carne Bovina e do Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Apesar de ter adesão de alguns dos maiores frigoríficos e das maiores redes de supermercados de âmbito nacional, há críticas da CNA em relação ao suporte dos custos decorrentes da certificação, pois haveria pagamentos às empresas contratadas exclusivamente pelos produtores de carne. Segundo o presidente da entidade: "A CNA não foi consultada. Não estou de acordo com esse programa, O trabalho da ABRAS já vai nascer morto."

A ABRAS, assim como o Ministro do Meio Ambiente - Carlos Minc -, no entanto, creem no sucesso da medida em virtude da adesão de toda a cadeia. O presidente da associação acredita que possa chegar a 60% de adesão à certificação já no início de 2010.

As medidas têm como origem denúncias de utilização de produtos bovinos oriundos do suposto avanço da pecuária no bioma Amazônico ocorridas ao longo de 2009.

Fonte: Jornal do Comércio - 08.12.2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário